CORONAVÍRUS

Rodízio de carros na Ilha de São Luís a partir de segunda-feira (11)

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) o governador Flávio Dino anunciou novas medidas e uma delas é que a partir… [ ]

9 de maio de 2020

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8) o governador Flávio Dino anunciou novas medidas e uma delas é que a partir de segunda-feira (11) os carros particulares começarão a funcionar no formato rodízio, nos municípios da Ilha de São Luís.

“Na segunda (11) e na quarta (13) poderão circular apenas os veículos com placa de final ímpar. Na terça (12) e quinta (14) poderão circular veículos particulares que tenham placas com final par. Com exceção dos profissionais da saúde e motoristas de táxi, essa medida valerá durante toda a próxima semana”, disse o governador ao anunciar também que na sexta-feira (15) será feriado, antecipando o feriado de Adesão do Maranhão à Independência, do dia 28 de julho.

A ideia é complementar  o lockdown decretado pela justiça e que está sendo cumprido nos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “Queremos agradecer às pessoas que tem se conscientizado e nos apoiado nessa medida. Há uma ideia falsa de que nós iríamos promover uma espécie de regime mais duro que o penitenciário, com perseguição policial. Enquanto tiver a honra de governar o Maranhão, cenas insensatas não serão autorizadas. A polícia está autorizada a adotar todas medidas coercitivas necessárias, porém, como último caminho.  O principal fator é a consciência e a adesão das pessoas e isso tem sido um sucesso”, diz o governador ao relatar um indicador expressivo: a redução diária  de mais de 80% dos passageiros de ônibus.

Multa aos bancos

Uma das medidas não- farmacológicas anunciadas pelo governador na coletiva é que ainda nesta sexta-feira (8) ele editará uma Medida Provisória aumentando as multas aos bancos. “Como há resistência por parte dos bancos de cumprirem as normas sanitárias, haverá multa de mais de R$ 500 mil por agência que não cumprir as normas. A medida será publicada ainda nesta sexta (8) com aplicação a partir da segunda-feira (11) e fiscalização do Procon e Vigilância  Epidemiológica”, disse.

Ampliação de leitos e respiradores

Na coletiva, o governador destacou que no início do combate à pandemia do coronavírus no Maranhão existiam 232 leitos exclusivos para o Covid-19. Essa semana, a rede pública estadual já conta com 921 leitos exclusivos para coronavírus.

Atualmente o parque hospitalar maranhense comporta cerca de 800 respiradores, entre os que já haviam e os novos que estão sendo incorporados, semanalmente, à rede pública estadual de saúde. Novas compras estão sendo negociadas e devem chegar novos respiradores nas próximas semanas.

Ampliação de medidas em todo o MA

O governador citou, ainda, que diariamente são analisados o aumento do número de casos de coronavírus em todas as regiões do Maranhão. Por isso, está sendo construído o Hospital de Campanha de Açailândia, em parceira com a Vale e Prefeitura Municipal de Açailândia. Além disso, estão sendo incorporados novos leitos ao Hospital Macrorregional de Imperatriz e será instalado ambulatório no Macrorregional de Imperatriz para melhorar o atendimento na UPA municipal São José, também em Imperatriz.

O Governo do Estado abriu processo seletivo para novos profissionais da saúde para atender as cidades de Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. “Estamos atentos à situação de todas as regiões do Maranhão. Esse é um trabalho diário de análise dos dados epidemiológicos em todo o estado”, disse o governador.  Em São Luís, deverá funcionar na próxima semana mais um ambulatório para ajudar a desafogar as UPAs da capital do Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!