CORONAVÍRUS

Saiba que unidade de saúde procurar em São Luís de acordo com os sintomas

Atualmente a Grande Ilha de São Luís concentra 94% dos casos de coronavírus registrados no Maranhão. Para achatar a curva… [ ]

16 de abril de 2020

Atualmente a Grande Ilha de São Luís concentra 94% dos casos de coronavírus registrados no Maranhão. Para achatar a curva de contágio na cidade, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís elaboraram esquema de atendimento específico para a capital maranhense contra o novo coronavírus (Covid-19).

O governador Flávio Dino divulgou a nova estratégia de atendimento para São Luís, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio dos Leões.

Unidades das redes de saúde municipal e estadual em São Luís foram divididas para atender dois tipos de casos: pacientes com sintomas leves de gripe e pessoas com dificuldade para respirar.

Doze Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura ficam voltadas para receber os casos com sintomas leves, como febre.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagi estão dedicadas a atender pacientes com sintomas mais graves, como tosse intensa, febre alta e principalmente falta de ar.

Durante a coletiva o governador detalhou o novo fluxo, disse que este tipo de estratégia deve ser implantada progressivamente nas demais regiões do Maranhão (de acordo com boletins epidemiológicos) e alertou que aqueles que tiverem sintomas muito leves da gripe devem permanecer em casa, já que correm risco de contaminação em uma unidade de saúde.

“Se você tem uma gripe muito simples, se possível, não vá a uma unidade de saúde. Se você não tem coronavírus, pode ser que você tenha contato com o coronavírus lá na unidade de saúde”, explicou o governador.

Novo fluxo de atendimento

Sintomas leves de gripe:

Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda)
Centro de Saúde – São Raimundo
Unidade de Saúde da Família – São Francisco
Centro de Saúde – Cohab Anil
Unidade Básica de Saúde Cintra – Anil
Centro de Saúde – Santa Bárbara
Centro de Saúde – Turu
Centro de Saúde – Vila Nova
Centro de Saúde Fabiciana Moraes – Habitar Nice Lobão
Centro de Saúde Genésio Ramos Filho – Cohab
Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis – Cidade Olímpica I
Centro de Saúde – Vila Bacanga

Sintomas Graves (dificuldade para respirar)

UPA do Itaqui-Bacanga
UPA do Vinhais
UPA da Cidade Operária
UPA do Araçagi

0 Comentários

Deixe o seu comentário!