Salve Jorge! Confira a programação desse dia de fé

Eu andarei  vestido  e  armado, com as armas  de  São Jorge. Para  que  meus  inimigos tendo  pés não me alcancem,… [ ]

23 de abril de 2019

Eu andarei  vestido  e  armado, com as armas  de  São Jorge. Para  que  meus  inimigos tendo  pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o  meu corpo não alcançarão, facas  e  lanças  se  quebrem  sem  ao  meu corpo chegar, cordas  e correntes se quebrem sem ao meu corpo,  amarrar”. E será sob a oração de São Jorge, que devotos e fiéis farão reverencias hoje, dia 23, ao também conhecido santo guerreiro, no bairro da Madre Deus.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.

A programação cultural e religiosa, na Madre Deus começa a partir das 5h30 com uma alvorada de foguetes e às 7h acontece a tradicional missa campal com a participação de moradores no Largo do Caroçudo, seguido de um café da manhã compartilhado e entrega de cestas básicas aos carentes. As 13h também ocorrerá uma feijoada para a comunidade e convidados. O evento também contará com apresentações de manifestações da cultura popular com grupos de pagode Golpe do Baú, Madrilenus, Sindicato do Samba, Apoteose, Sambadiano, Dinho e Companhia, Banda Ajayô, Banda Circo Elétrico Tirirical; Blocos tradicionais e organizados Os Feras, Os Brasinhas e Os Baratas, além de cantadores de toadas e participações especiais do Boi Barrica, grupo Fruto da Roça, Juarez Souza, maestro Nonato, Boi Encantos da Ilha, Fuzileiros da Fuzarca e tambor de crioula. Às 17h, acontecerá a tradicional procissão pelas ruas do bairro. A organização é do Grupo Fazer Acontecer e o apoio é do Conselho Cultural da Madre Deus.

Também está programada para o próximo dia 28 de abril, a Festa para São Jorge, em homenagem ao soldado romano que fez parte do exército do imperador Diocleciano, e que até hoje é  venerado como mártir cristão e também por religiosos de matriz africana. O evento que terá como atrações Pagodinho & Cia, mais convidados, entre eles, Serrinha do Maranhão, Inácio Pinheiro, Diego Abreu, Phillippe Sapuca. e sambistas no Bar Contra Ponto, na Praia Grande, Centro Histórico, próximo à Casa do Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!