SAÚDE

Secretário Carlos Lula destaca investimentos do Governo no combate ao câncer em seminário promovido pela Câmara Federal

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou nesta segunda-feira (29), do seminário “Situação Atual da Prevenção, Diagnóstico e… [ ]

30 de novembro de 2021

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou nesta segunda-feira (29), do seminário “Situação Atual da Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer no Estado do Maranhão”, evento realizado pela Câmara Federal, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão, com o objetivo de discutir as ações realizadas no estado no combate ao câncer.

Durante a sua exposição, o secretário Carlos Lula destacou os investimentos e o trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no combate ao câncer.

“Atualmente, o estado possui a maior rede de tratamento da doença da história e continuamos em evolução. Um novo serviço será implantado em Pinheiro e iniciaremos obras também em Santa Inês. Já levamos os serviços de tratamento de câncer para Caxias e para Imperatriz, regiões que agora possuem 100% de autonomia no tratamento da doença, que antes era realizado apenas em São Luís”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Durante sua fala, o secretário Carlos Lula elencou os principais desafios no combate ao câncer, como a identificação da doença, descentralização do atendimento e desenvolvimento de protocolos clínicos.

Destacou ainda a Rede de Assistência em Oncologia montada no estado, que oferece serviços médicos especializados na área. O Maranhão possui, atualmente, sob administração da Rede Estadual de Saúde, 22 mamógrafos, seis aparelhos de radioterapia, e sete aparelhos de ressonância magnética. Além disso, a rede de assistência conta com onze Policlínicas; quatro Hospitais Oncológicos; três unidades da Rede Sorrir, que atuam na detecção do câncer de boca; sete Hospitais Regionais; e quatro Hospitais Macrorregionais.

O evento faz parte de um conjunto de ações da Câmara dos Deputados realizadas em alusão ao mês mundial da campanha “Novembro Azul” e foi proposto pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), que também é membro da Comissão Especial da Câmara de Combate ao Câncer.

“Fico muito feliz com a presença do secretário Carlos Lula, que tem realizado um belíssimo trabalho. Aumentou em 100% a estrutura do Maranhão, no que diz respeito ao combate ao câncer”, disse o deputado federal Hildo Rocha.

Representando a Comissão de Saúde da Assembleia, o deputado Arnaldo Melo, falou sobre o nível de organização da saúde no Maranhão. “De certa forma, me surpreendi com o nível de organização a que o secretário Carlos Lula elevou a saúde do Estado do Maranhão. Gostaria de afirmar que a SES pode continuar contando com o apoio desta casa, principalmente quanto ao custeio da saúde, problema da condição econômica e financeira, pela qual passa o país, os estados e os municípios”, destacou o deputado Arnaldo Melo.

Da comitiva da Câmara Federal, participou ainda o presidente da Comissão Especial da Câmara de Combate ao Câncer, deputado Weliton Prado. “Instalamos a Comissão Especial no mês de junho e já realizamos 17 audiências e esta foi a primeira visita técnica realizada pela comissão fora de Brasília. E nossa meta é fazer o acompanhamento das ações de combate ao câncer no país inteiro”, pontuou o deputado federal Weliton Prado.

Também participaram do seminário, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o senador Weverton Rocha (PDT); o deputado estadual César Pires (PV); o vice-presidente do Hospital Aldenora Belo, Antônio Dino Tavares; a diretora do Hospital do Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques; e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREM/MA), José Carlos Costa Araújo Júnior.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!