Semfaz se reúne com Jucema para fortalecer parceria

Foram apresentadas demandas do empresariado ludovicense, bem como os avanços da gestão municipal na área fiscal

O diálogo entre órgãos municipais e estaduais tem sido de grande importância para o desenvolvimento de ações da gestão do prefeito Edivaldo. Neste sentido, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), se reuniu, nesta quarta-feira (16), com representantes da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), para discutir sobre os avanços no setor empresarial e a melhoria nos serviços prestados pelo fisco municipal.

Um dos temas abordados durante a reunião foi a emissão de alvará de funcionamento por meio eletrônico, demanda esta que já é possível ser realizada por meio do portal da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). Outro ponto destacado foi à integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) e como a incorporação à rede tem beneficiado no processo de abertura de empresas e cadastro junto ao fisco municipal.

Durante o encontro, demandas rotineiras do empresariado ludovicense também estiveram em pauta. Para o titular da Semfaz, Delcio Rodrigues, o diálogo com a Jucema, importante órgão representativo do empresariado maranhense, é substancial para o desenvolvimento dos serviços prestados pelo fisco.

“A Jucema tem uma relação direta com o empresariado, que são grandes contribuintes do fisco municipal. Ter uma parceria firmada com o órgão é muito positivo, pois é assim que nós conhecemos as demandas positivas e negativas dos empresários e podemos, assim, melhorar os serviços prestados pela Semfaz para essa categoria”, explicou Delcio Rodrigues.

SERVIÇOS

Segundo o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, ao longo dos anos, a Prefeitura de São Luís tem avançado na prestação de serviços ao contribuinte. “Viemos até a Semfaz para trazer as nossas demandas e nos deparamos com soluções breves e muito eficazes”, afirmou. Já o vice-presidente do órgão, Ricardo Diniz, pontuou os benefícios da modernização dos sistemas do órgão. “A Prefeitura pode ser premiada pela eficácia na prestação de serviços aos cidadãos”, acrescentou.

A intensificação dessa parceria, entre município e estado, visa aperfeiçoar os processos realizados pelos dois órgãos. Segundo a secretária adjunta de Gestão Tributária da Semfaz, Monique Pontes, todos saem ganhando com essa cooperação. “A Fazenda Municipal está de portas abertas para todos os órgãos com rotinas comuns, pois iniciativas como esta têm como objetivo principal o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos contribuintes”, afirmou. Também participaram da reunião, o superintendente de Informática da Semfaz, Diego Falcão; e o Coordenador da RedeSim, Ítalo Lima.

One thought on “Semfaz se reúne com Jucema para fortalecer parceria

Deixe uma resposta