Sesc recebe mostra ‘Cinema em Cartoon’

A história do cinema é uma arte com muitas vertentes, que ao longo da história têm se reconstruído e cruzado… [ ]

26 de setembro de 2017

A história do cinema é uma arte com muitas vertentes, que ao longo da história têm se reconstruído e cruzado fronteiras. Com um vasto portfólio, a exposição Cinema em Cartoon apresenta ao público ludovicense, de maneira divertida e humorada, um recorte da história do cinema por meio de talentosas ilustrações do historiador e pesquisador Davi Coelho.

Utilizando a técnica mista (nanquim e aquarela), 80 desenhos sobre conhecidos filmes estão em cartaz na Sala Sesc de Exposições, localizada na Av. dos Holandeses, entre os dias 27 de setembro a 27 de outubro. A abertura da mostra ocorre na próxima terça (26), a partir das 18h30.

A exposição Cinema em Cartoon é resultado do interesse pelo cinema unido a outra grande paixão do autor: a ilustração. Através de uma seleção de filmes que respeitam a multiplicidade de tendências da sétima arte, considerando também as ramificações de nacionalidades diferentes, os desenhos procuram trazer, de forma panorâmica, um recorte divertido e instigante da história pitoresca desse estilo.

Para a produção dos filmes, os desenhos foram produzidos manualmente e finalizados com a utilização de uma técnica mista num processo que pode levar até quatro horas para ser concluído.

A ideia surgiu em 2016, quando o quadrinista americano Jake Parker lançou um desafio para ilustradores chamado “Inktober”. Jake os incentivou a produzirem e publicar online um desenho por dia, durante todo mês de outubro.

A exposição oferece um passeio agradável pelo mundo dos filmes, partindo de grandes clássicos que marcaram as telonas como Viagem a Lua (1902) de George Méliès e Casablanca (1942) de Michael Curtiz, passando pelo Cinema Novo com Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Glauber Rocha, matando a saudade dos anos 1980 com títulos como De Volta para o Futuro (1985) de Robert Zemeckis e chegando à atualidade com sucessos de bilheteria do Cinema Comercial como Homem de Ferro (2008) e Star Wars – O Despertar da Força (2015).

O trabalho fica estão em cartaz na Sala Sesc de Exposições de 27 de setembro a 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Com entrada gratuita, para visitas mediadas o agendamento por ser realizado pelo telefone (98) 3216-3830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.

Sobre o autor

Davi Coelho é formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com pesquisa na área de cinema.

Foi programador do Cine Lume e ministrou algumas edições do curso Linguagem Cinematográfica em São Luís. Atualmente, escreve críticas e artigos sobre filmes para o site Volts.

 

 

 

Com informações de Volts

0 Comentários

Deixe o seu comentário!