EDUCAÇÃO

Unicef reconhece trabalho feito pelo Maranhão para garantir ensino durante a pandemia do coronavírus

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um reconhecimento oficial ao trabalho realizado pelo Governo do Maranhão,… [ ]

4 de junho de 2020

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um reconhecimento oficial ao trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão, com a gravação e transmissão de aulas audiovisuais, destinadas a estudantes maranhenses durante o período de isolamento social de prevenção à Covid-19.

A ação garantiu a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes e a produtividade dos professores nesse momento de propagação do vírus. As mesmas aulas foram transmitidas pela Rádio Timbira e disponibilizadas nas mais diversas plataformas digitais do Governo.

Em maio, o Unicef Brasil já havia procurado a Seduc para elogiar o trabalho realizado pela equipe de especialistas da secretaria e tratar de parceria visando a disponibilização de todo o material pedagógico preparado nesse momento de suspensão das aulas presenciais nas escolas, para estudantes de outros países de Língua Portuguesa e outros estados brasileiros.

No e-mail encaminhado ao secretário Felipe Camarão, o Unicef Brasil destaca que todas as 110 videoaulas já estão disponíveis por meio da Biblioteca do Unicef Global, como forma de estimular o interesse de outros países de Língua Portuguesa, que também estão em restrição de aulas presenciais, para que possam utilizar o material e continuar o processo de ensino aprendizagem remota.

O Unicef destaca, ainda, como valiosa a parceria com a Seduc e exalta a criatividade dos especialistas e gestores que estiveram à frente do trabalho.

“É uma experiência extremamente criativa, inovadora e resultado do compromisso de toda a equipe da secretaria, especialistas e gestores. Inspirou a nossa equipe em nível nacional e global em oferecer esse mesmo conjunto de materiais para países de Língua Portuguesa, países irmãos que também podem fazer uso de material semelhante”, disse o e-mail.

“Nós agradecemos muito pela oportunidade de poder ter acesso a esse material e poder disponibilizá-lo. É bastante valioso! É o talento, a criatividade e o compromisso dos maranhenses, que são muito valiosos, também a nível global. Parabéns e muito obrigada!”, enfatizou Ofélia Silva, coordenadora do Unicef no Maranhão.

Sobre esse reconhecimento, o governador Flávio Dino se manifestou em seu Twitter. “Feliz com o êxito dos nossos educadores e da equipe Seduc, liderada por Felipe Camarão. O Unicef reconhece a seriedade do trabalho de manter atividades educacionais via internet, rádio e TV no Maranhão, durante esse difícil momento da pandemia”, destacou.

Para o secretário Felipe Camarão, esse é um reconhecimento ao trabalho sério, que traduz o respeito e o compromisso com o desenvolvimento da educação do povo maranhense e, ao mesmo tempo, valoroso pela contribuição com outros países.

“Saber que as nossas aulas do Projeto #FiquemEmCasa Aprendendo já fazem parte oficialmente da biblioteca virtual do Unicef e, agora, auxiliam no aprendizado de meninos e meninas de países africanos de Língua Portuguesa, que também estão em isolamento social, é motivo de grande felicidade e contentamento”, disse Felipe Camarão.

Segundo o secretário, é uma alegria que o trabalho educacional desenvolvido no Maranhão possa contribuir com a educação de muitos outros estudantes de países que precisam desse suporte.

“Ver o trabalho de toda uma equipe sendo reconhecido e respeitado por uma instituição de grande credibilidade como o Unicef. Isso é resultado de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento educacional do povo maranhense que mais precisa dessa atenção”, concluiu Camarão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!