CORONAVÍRUS

UTIs aéreas fazem transferências de pacientes com Covid-19 entre cidades do Maranhão

O Governo do Maranhão destinou aviões equipados com estrutura de UTI para translado intermunicipal de pacientes com Covid-19. As viagens… [ ]

24 de maio de 2020

O Governo do Maranhão destinou aviões equipados com estrutura de UTI para translado intermunicipal de pacientes com Covid-19. As viagens foram iniciadas no sábado (23) e transportam pacientes entre cidades onde há leitos disponíveis na rede hospitalar estadual de tratamento aos infectados pelo vírus.

“Estamos lutando de todas as formas para combater a Covid-19. Iniciamos a nossa batalha com pouco mais de 200 leitos e, hoje, contamos com aproximadamente 1.500 em todo o estado. O uso dessas aeronaves se soma aos investimentos na rede de assistência aos pacientes e reduz o tempo de transferência para unidades de referência com leitos disponíveis”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Aparelhadas com estrutura de UTI, incluindo respiradores e equipe médica, as aeronaves além de fazerem o transporte intermunicipal dos pacientes, garantem o monitoramento em tempo real em caso de alguma intercorrência. O objetivo é aumentar a oferta de atendimento aos casos suspeitos e confirmados por Covid-19.


Os primeiros pacientes atendidos pelo novo serviço saíram da UPA Bernardo Sayão, na cidade de Imperatriz, para leitos no Hospital de Cuidados Intensivos e Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Os pacientes também contam com um acompanhante, cuja alimentação e hospedagem estão sendo custeadas pelo Governo do Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!